Dislexia

DIAGNÓSTICO DA PHDA

Dificuldades em diagnosticar a PHDA

As principais caracteristícas de uma criança com PHDA - falta de atenção, hiperatividade e impulsividade – aparecem cedo na sua vida. Dado que muitas crianças podem também, ocasionalmente, apresentar estes sintomas, cuja origem pode também estar noutras causas – como a depressão e ansiedade - o diagnóstico da PHDA não é fácil de fazer.

Por um lado, uma criança impulsiva que age e fala sem pensar pode ser facilmente confundida como tendo falta de disciplina na sua educação. Por outro lado, uma criança mais lenta e passiva pode ser interpretada como meramente desmotivada. De igual modo, é mais fácil reparar no comportamento disruptivo de uma criança impulsiva e/ou com hiperatividade, em comparação a uma criança que seja mais discreta e que passe muito tempo alheada de tudo, a “sonhar de olhos abertos”. 

A importância de um diagnóstico precoce

Para além das limitações ao nível do desempenho escolar e social, a PHDA afeta muitas vezes a auto-imagem e a auto-estima da pessoa que a apresenta. Sendo uma perturbação do desenvolvimento permanente, uma vez diagnosticada vai acompanhar a pessoa durante toda a sua vida. Crianças com PHDA podem acabar por sentir-se menos inteligentes e menos capazes do que na realidade o são; e o desgaste de repetidas situações de stress relacionadas com problemas escolares e sociais resultam muitas vezes numa crescente desmotivação em prosseguir os estudos. Para evitar esta espiral negativa, o diagnóstico e a intervenção precoce fazem toda a diferença na qualidade de vida da criança. 

Ao longo do desenvolvimento, vão surgindo diferentes sintomas, dependendo do contexto ou da situação vivida pela criança. Geralmente, a impulsividade e a hiperatividade antecedem a falta de atenção. É quando estes sintomas começam a afetar a sua performance escolar e as suas relações socio-afetivas que se começa a suspeitar de uma possível PHDA.

Para isso, é fundamental que pais e educadores estejam atentos a determinados sinais de alerta na criança, quer no que toca à sua habilidade escolar, quer na sua comunicação com os pares e adultos (por exemplo, se tem dificuldades persistentes em manter-se quieto e silencioso na sala de aulas; se dá respostas descontextualizadas às perguntas do professor; se demora demasiado tempo a concretizar as tarefas escolares, independentemente da sua complexidade; se é irrequieta de forma permanente, ao ponto de nunca conseguir parar de mexer as mãos).

Todos estes sinais poderão dar pistas importantes aos pais e aos educadores/professores sobre como a criança se adpata a este mundo complexamente organizado que é a escola e, de uma forma geral, o mundo social. Uma boa comunicação entre pais, professores e técnicos especializados, é determinante para identificar sinais e despistar a PHDA ou outras perturbações de desenvolvimento em idade precoce.

Uma vez diagnosticada, torna-se possível implementar estratégias de desenvolvimento das capacidades da criança. Quanto mais cedo for feita a intervenção, mais hipóteses a criança terá de desenvolver a sua capacidade de concentração, organização e controle, devido à maior “plasticidade” do cérebro infantil em comparação com o cérebro adulto. Dependendo do grau de severidade da PHDA e da sua influência negativa no desenvolvimento sócio-afetivo e no sucesso escolar, o técnico poderá encaminhar a criança para uma consulta de neuropediatria, onde poderá optar-se, ou não, por uma abordagem farmacológica.

PHDA em adultos

O mesmo tipo de intervenção pode ser aplicado em adultos com PHDA, trazendo melhorias significativas à vida destas pessoas, sobretudo ao nível da sua auto-percepção e do alívio que sentem por finalmente compreenderem a causa do que poderá ter sido um longo caminho de dificuldades e sensações de fracasso social e académico. Adultos frequentemente só descobrem que têm PHDA quando procuram ajuda psicológica para tratar a depressão e a ansiedade, ou quando levam o seu próprio filho a uma consulta da especialidade e tomam consciência dos sintomas. Contudo, devido à menor plasticidade do cérebro adulto, o grau de motivação da pessoa em superar estas dificuldades é absolutamente determinante para o sucesso da terapêutica.




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