Dislexia

RECOMENDAÇÕES

Recomendações para pais e professores

Para além das dificuldades atencionais, as crianças com PHDA têm limitações na aprendizagem de regras e no desenvolvimento de skills sociais. A par da intervenção de técnicos especializados, pais e professores têm um papel fundamental na aplicação de estratégias para o quotidiano familiar e escolar da criança. Estas estratégias são complementares à terapia implementada pelo técnico, podendo aplicar-se tanto em contexto de grupo, na escola, como num ambiente mais familiar e individualizado, em casa, permitindo à criança aprender a tornar-se um melhor ouvinte, a ler a expressão facial e corporal nos outros, e a interagir de forma mais calma quando integrada num grupo.

O professor deve tentar avaliar e identificar os problemas apresentados pelo aluno com o objetivo de poder traçar as estratégias mais adequadas e eficazes;
O aluno com PHDA deverá ficar sentado perto do professor e o mais possível afastado de estímulos distratores (tais como a janela, porta, outros). Idealmente, esta posição deverá ser definida logo desde o início das aulas, para que a criança não a sinta como uma punição;
Em casos de salas onde as mesas são partilhadas por dois alunos, o professor deve certificar-se de que o aluno com PHDA fica sentado junto de um aluno mais atento e organizado;
As matérias mais complexas devem ser ensinadas durante a manhã, altura em que as crianças estão mais descansadas;
O aluno com PHDA não deverá ser sobrecarregado com tarefas monótonas e repetitivas, para o qual o professor poderá recorrer a vídeos ou imagens de figuras de animação;
Quando o professor pretender que o aluno concretize o seu trabalho de forma independente no seu lugar, sugere-se que este envolva poucos passos e que as instruções sobre a sua concretização sejam repetidas sempre que a criança o solicitar;
Os trabalhos de casa deverão ser subdivididos em partes mais pequenas;
É importante que o professor seja claro e corente na comunicação daquilo que é pretendido do aluno, assim como no estabelecimento das regras de concretização e das consequências associadas ao seu não-cumprimento;
Conceder mais tempo ao aluno com PHDA para a conclusão das suas tarefas, ou antecipadamente fazê-las mais curtas;
A comunicação do assunto ou matéria deverá ser estruturada de forma sequencial;
O professor deverá supervisionar o aluno enquanto este realiza as tarefas, sempre que possível estabelecendo contacto visual e reforçando-o positivamente (por exemplo, através de um sorriso como sinal de incentivo à continuidade na tarefa);
Definir recompensas para o aluno quando este cumpre uma tarefa, e atribuí-las assim que ele a cumprir (reforço positivo). Nestes casos, deve optar-se por recompensar a criança com atividades que ela goste de realizar em detrimento de recompensas materiais;
Não recorrer ao recreio como castigo ou recompensa;
Combinar um sistema de sinais/códigos com a criança que ajudem o professor a rápida e eficazmente chamá-la a atenção e, desse modo, ajudá-la a mudar de atividade ou impedi-la de ter comportamentos inadequados (por exemplo, piscar o olho à criança ou tocar-lhe no ombro para a "lembrar" de prestar atenção ao que está ser dito ou feito);
Atribuir à criança determinadas tarefas que lhe permitam “gastar” a sua energia de forma gratificante (por exemplo, distribuir as fichas pelos colegas, fazer recados, apagar o quadro, entre outros).
Fale de forma gentil mas honesta acerca dos desafios que o seu filho enfrenta e das mudanças que terá de implementar;
Brinque com o seu filho, encenando hipotéticos cenários sociais e ensinando-o sobre a forma mais adequada de agir em relação aos outros;
Instrua o seu filho de forma clara e simples e sempre mantendo contacto visual com ele enquanto o faz;
Certifique-se que a criança compreendeu corretamente as suas ordens, e repita-as quantas vezes for necessário até que a criança compreenda plenamente o que lhe é solicitado;
Procure dar apenas uma instrução de cada vez e não mais do que uma em simultâneo;
Procure estabelecer rotinas organizadas e estáveis na vida diária da criança. Estas devem ser preferencialmente simples, objetivas e fáceis de manter independentemente das circunstâncias/imprevistos;
Tente reorganizar as tarefas quotidianas de modo a torná-las mais atraentes e motivantes;
Sempre que a criança precisar de executar uma tarefa que exija concentração, procure eliminar todos os estímulos externos, visuais ou auditivos, que a possam distrair;
Tente avaliar quais os principais problemas que o seu filho apresenta de modo a poder planear antecipadamente o que fazer em situações potencialmente problemáticas;
Perante um comportamento desadequado da parte do seu filho, tente não reagir com agressividade e desorientadamente, mas antes procure manter-se estável, firme, coerente e simultaneamente, compreensivo e disponível para orientá-lo numa resolução;
Implemente uma política de tolerância zero para situações de agressão física e gritos em sua casa;
Seja prudente na escolha dos amigos do seu filho, e certifique-se de que tenham competências linguísticas e físicas semelhantes às dele. Numa fase inicial, convide apenas um ou dois amigos para brincar em sua casa, e observe-os discretamente enquanto brincam;
Opte sempre que possível pelo reforço positivo em vez da punição, por exemplo, dando-lhe uma palavra de apreço e reconhecimento sempre que a criança realizar algo corretamente para, desse modo, promover sua auto-estima;
Quando for necessário aplicar uma punição ao seu filho, faça-o de forma calma, objetiva e sem discutir com a criança. Evite a punição física uma vez que esta abordagem tende a agravar a situação que pretende resolver e favorece a baixa auto-estima do seu filho;
Ensine coisas novas ao seu filho e estimule-o a estruturar o seu dia-a-dia;
Ajude o seu filho a organizar as suas tarefas escolares. A criança deverá estudar durante curtos períodos de tempo, para que possa ter tempo para ir libertando a energia que foi acumulada durante o estudo;
Encontre um local tranquilo, bem iluminado e sem estímulos distratores para a criança realizar suas as tarefas escolares;
Procure que a definição das regras seja feita de forma clara e em reunião familiar, de forma a que tanto os pais como a criança saibam como agir e o que esperar quando deparados com uma determinada situação de conflito;
Proporcione tempo e espaço para o seu filho brincar, e recompense-o frequentemente quando tem bons comportamentos enquanto brinca.



Rua Dr. José Joaquim de Almeida nº808
2775-595 Carcavelos

© 2024 - SEI - Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem

O SEI conta com uma equipa especializada na avaliação e intervenção junto a crianças e indivíduos com PHDA.

Para além dos serviços de avaliação e de consultas de intervenção, proporciona um serviço gratuito de esclarecimento de dúvidas e de aconselhamento a pais.

Pergunte Agora

PARTILHAR NA REDE:
Siga-nos no:

Site desenvolvido por FOUND