Dislexia

SINAIS DE ALERTA DA PHDA

Crianças com apenas quatro anos de idade já podem ser diagnosticadas com PHDA com bastante exatidão, embora os sintomas associados a esta perturbação se tornem particularmente notórios na entrada para o ensino formal, altura em que a criança vai ser desafiada com uma maior exigência em termos da sua capacidade de focagem e da sua interação com os seus pares e professores. Neste sentido, podem e devem ser considerados os seguintes sinais de alerta:

Dificuldade de concentração;
Dificuldade em prestar atenção a detalhes;
Dificuldade em prestar atenção ao que lhe é dito;
Dificuldade em cumprir regras e seguir instruções;
Tendêndia para desviar a sua atenção para outras atividades diferentes da que está a realizar;
Tendência para não concluir as diferentes tarefas/atividades que inicia;
Tendência para ser desorganizado;
Tendência para evitar atividades que exijam da sua parte um esforço cognitivo continuado e persistente;
Tendência para distrair-se frequentemente com coisas alheias àquilo que está a fazer;
Tendência para esquecer-se de compromissos e tarefas previamente estabelecidos;
Tendência para esquecer-se e aborrecer-se facilmente com tarefas que considera demasiado complexas;
Tendência para apresentar agitação motora (por exemplo, mexer os pés e/ou as mãos), mesmo quando se encontra sentado;
Dificuldades em ficar sentado por períodos de tempo mais longos;
Tendência para mexer-se demasiado em situações inapropriadas (por exemplo, na sala de aula, à mesa das refeições, entre outros);
Sensação interna de inquietude;
Tendência para ser demasiado barulhento em atividades de lazer;
Tendência para ser excessivamente agitado;
Tendência para falar em excesso e para não pensar antes de falar;
Tendência para responder a perguntas antes de as ter escutado até ao fim;
Dificuldades em ser paciente e esperar pela sua vez;
Tendência para interromper as pessoas, e intrometer-se em conversas alheias ou jogos nos quais não está a participar.


Para além destes sintomas, existe uma probabilidade de cerca de 20-30% de que crianças diagnosticadas com PHDA, venham a apresentar uma ou mais dificuldades de aprendizagem, sendo as mais comuns em contexto escolar, a dislexia, a disortografia (dificuldades na leitura e na escrita) e a discalculia (dificuldades no cálculo e processamento matemático).

Importa sublinhar que, embora a criança possa apresentar a maioria destes sintomas, isso não significa necessariamente que estejamos perante um quadro de PHDA. É absolutamente fundamental ter em consideração estes sintomas, enquanto potenciais sinais de alerta, mas recorrendo a uma avaliação profissional e especializada para obter um diagnóstico acertado.




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O SEI conta com uma equipa especializada na avaliação e intervenção junto a crianças e indivíduos com PHDA.

Para além dos serviços de avaliação e de consultas de intervenção, proporciona um serviço gratuito de esclarecimento de dúvidas e de aconselhamento a pais.

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