Dislexia

CAUSAS DA PHDA

Viver com PHDA

Crianças com PHDA são muitas vezes preconceituosamente vistas como sendo irremediavelmente indisciplinadas ou desmotivadas para a aprendizagem. Pais de crianças com esta perturbação questionam-se frequentemente sobre se terão feito algo de errado na educação dos seus filhos, acarretando isso um doloroso sentimento de culpa e excessiva auto-responsabilização. No entanto, o crescente conhecimento sobre o assunto nos últimos anos vem desmentindo esta perceção do problema, havendo cada vez mais evidências de que a sua origem não está no tipo de ambiente familiar e educacional, mas em causas biológicas, podendo ocorrer em pessoas de todos os contextos socioeconómicos e níveis intelectuais.

Importa referir que, embora estas crianças tenham mais dificuldades em focar e manter a sua atenção naquilo que respeita à aprendizagem formal, a sua irrequietude intrínseca frequentemente resulta numa imensa curiosidade em relação a tudo o que as rodeia, tornando-as pessoas particularmente capazes de reparar em detalhes que nos passariam despercebidos, e em usufruir de tudo aquilo que as envolve e capta a sua atenção.

Origem genética da PHDA

Estudos feitos ao longo das duas últimas décadas indicam que a PHDA poderá ter origem genética, apresentando uma taxa de hereditariedade estimada em 25%. Mais recentemente, estudos baseados em imagens de alta resolução do cérebro realizados no National Institute of Mental Health nos Estados Unidos, indicam que a PHDA poderá estar associada a um menor volume em várias regiões do cérebro, nomeadamente ao nível dos lobos frontais, os quais são responsáveis pela nossa capacidade de resolver problemas, planificar, compreender o comportamento dos outros e controlar os nossos impulsos.

Origem ambiental e/ou adquirida da PHDA

Outros estudos apontam para o consumo de álcool e tabaco durante a gravidez, assim como a exposição a certos elementos tóxicos, como fatores de elevado risco para o subdesenvolvimento do cérebro da criança e maior probabilidade de ocorrer PHDA. Também tem sido sugerido que uma alimentação demasiado rica em açucar refinado e aditivos poderá causar e/ou amplificar os sintomas associados a esta perturbação.

À semelhança do que acontece com outras perturbações do desenvolvimento (por exemplo, as dificuldades de aprendizagem associadas à lecto-escrita – dislexia - e ao cálculo matemático – discalculia), a PHDA também pode resultar de uma lesão cerebral provocada por algum tipo de acidente (como uma trombose ou um traumatismo craniano). Isto aplica-se no caso de pessoas que nunca tenham tido problemas de concentração e auto-controlo durante a sua vida e cujo traumatismo tenha ocorrido em áreas do cérebro que afetam direta ou indiretamente estas áreas. No entanto, são poucos os casos conhecidos de crianças com PHDA que tenham sofrido um tal traumatismo.




Rua Dr. José Joaquim de Almeida nº808
2775-595 Carcavelos

© 2024 - SEI - Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem

O SEI conta com uma equipa especializada na avaliação e intervenção junto a crianças e indivíduos com PHDA.

Para além dos serviços de avaliação e de consultas de intervenção, proporciona um serviço gratuito de esclarecimento de dúvidas e de aconselhamento a pais.

Pergunte Agora

PARTILHAR NA REDE:
Siga-nos no:

Site desenvolvido por FOUND