Dislexia

TIPOS DE PHDA

Existem diferentes tipos de PHDA

Os efeitos da PHDA podem variar de pessoa para pessoa, assim como ao longo das diferentes etapas da vida de cada pessoa. De acordo com o DSM-V-TR (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), existem três tipos principais de PHDA consoante o sintoma que predomina na criança:

PHDA predominantemente caracterizada pela desatenção:

A criança tem muitas e permanentes dificuldades de concentração mas sem hiperatividade-impulsividade significativa. Crianças com este tipo de PHDA têm sérias limitações em focar e manter a atenção em assuntos que lhes pareçam pouco estimulantes em termos audio-visuais. Frequentemente, não têm iniciativa para organizar tarefas e resolver problemas, ou para aprender algo novo, sentindo-se facilmente aborrecidas ao final de apenas alguns minutos.

PHDA predominantemente caracterizada pela hiperatividade-impulsividade:

Crianças hiperativas têm sérias dificuldades em permanecer quietas e silenciosas, mesmo quando o contexto ou a situação assim o exigem (por exemplo, na sala de aulas ou à mesa das refeições); crianças impulsivas são frequentemente incapazes de controlar as suas reações imediatas ou de pensar antes de agir (por exemplo, fazer comentários inadequados e ter reações agressivas sem pensar nas consequências). Nos dois casos, a criança não apresenta problemas atencionais significativos.

PHDA de tipo misto:

A criança apresenta sintomas de ambos os tipos.




Rua Dr. José Joaquim de Almeida nº808
2775-595 Carcavelos

© 2024 - SEI - Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem

O SEI conta com uma equipa especializada na avaliação e intervenção junto a crianças e indivíduos com PHDA.

Para além dos serviços de avaliação e de consultas de intervenção, proporciona um serviço gratuito de esclarecimento de dúvidas e de aconselhamento a pais.

Pergunte Agora

PARTILHAR NA REDE:
Siga-nos no:

Site desenvolvido por FOUND